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Topfitness Park - Modalidades

Cardiofitness e Musculação

CardioFitness – é uma modalidade predominantemente do tipo aeróbio, que possibilita o aumento da condição física, com consequente diminuição do risco de doenças do coração e pulmões. Este tipo de actividade contribui eficazmente para a redução de gordura corporal, através das suas repercussões metabólicas, sendo bastante utilizada em programas de emagrecimento.

Musculação – A prática da musculação constitui um método eficaz para tonificar e emagrecer, ou aumentar a massa muscular (hipertrofia). Os treinos são prescritos de forma a colmatar as necessidades de cada indivíduo, e segundo as suas características osteo-articulares e cardio-respiratórias.

Na Actividade de Musculação e Cardiofitness, no TopfitnessHealthClubs, tem ao seu dispor um treino sempre acompanhado de um instrutor, com plano de treino individual, aplicando todos os procedimentos e métodos de prescrição a diversos perfis de clientes, revelando capacidade de construção de programas de treino adequados, os quais visam uma adaptação às suas capacidades e limitações individuais, e indo ao encontro dos seus objectivos,

Pode optar por uma componente de treino mais orientada para o cardiofitness, onde o objectivo é o treino predominantemente aeróbio, controlado e monitorizado, visando a melhoria da condição física, controlo do peso e a prevenção de doenças cardiovasculares. E por outro lado, optar por um trabalho com cargas adicionais (Musculação - pesos livres e/ou máquinas) contribuindo para uma tonificação muscular através do aumento dos índices de força, correcção postural, recuperação de lesões, patologias ao nível da coluna e hipertrofia muscular.

O Instrutor Topfitness irá prescrever os exercícios de acordo com os desequilíbrios musculares de cada praticante, após uma avaliação baseada na sua composição corporal (Índice de Massa Corporal, % Massa Gorda, Peso e Altura) e Tensão Arterial, e permitirá a dissipação de todas as dúvidas sobre questões tão simples como qual o tipo de treino indicado para perder peso ou para aumentar a sua massa muscular!

Temos também disponível para si a opção de Personal Training (treino individual), garantindo acompanhamento especializado e qualificado durante o seu programa de treino!


Escola de natação - GIRINOS: Bebés (6 meses a 3 anos)

Descrição Objectivos
  • O pai e a criança estão na água juntos;
  • As crianças adaptam-se ao ambiente da piscina, a caras novas, bem como à água, através de jogos e canções;
  • Usa-se uma variedade de brinquedos e materiais de forma a facilitar a aprendizagem;
  • Existe uma interacção filho(a) /pai ou mãe sendo esta gradualmente substituída pela interacção professor/aluno(a);
  • Máximo de 10 pares de criança/pai por o instrutor.
  • Orientação básica da água;
  • Adaptação ao espaço e à água;
  • Flutuação ventral e dorsal com e sem ajuda;
  • Controle da respiração;
  • Pequenas imersões;
  • Saltos básicos (sentados, em pé com e sem ajuda).

Escola de natação - TARTARUGAS I: AMA Transição (3 – 4 anos)

Descrição Objectivos
  • As crianças começam a ganhar confiança na água;
  • Gradualmente passam a ficar apenas com um instrutor na água;
  • As técnicas de adaptação ao meio aquático serão usadas de forma a ajudar as crianças a ganhar o conforto e o controle na água através de jogos e situações habituais de recreação;
  • Iniciação e adaptação da criança ao meio aquático em quatro componentes: equilíbrio, respiração, propulsão e imersão.
  • Os mesmos do grupo Bebés no caso de ser a 1ª vez que frequenta as aulas de Natação;
  • Relaxar na água sem gritos;
  • Escutar e obedecer ao professor;
  • Nadar uma distância curta na posição ventral e dorsal do corpo com ajuda de materiais diversos realizando uma sequência de pontapés (batimento rudimentar);
  • Flutuação com e sem ajuda;
  • Equilíbrio vertical e horizontal (ventral e dorsal);
  • Inspira e expira pela boca e nariz;
  • Realiza pequenas imersões;
  • Salta para a água da posição sentada e em pé.

Escola de natação - TARTARUGAS II: AMA (4 – 6 anos)

Descrição Objectivos
  • Adaptação da criança ao meio aquático em quatro componentes: equilíbrio, respiração, propulsão e imersão;
  • Introdução às técnicas alternadas (membros inferiores);
  • Aumento gradual das distâncias a nadar;
  • As técnicas de adaptação ao meio aquático serão usadas de forma a ajudar as crianças a ganhar o conforto e o controle na água através de jogos e situações habituais de recreação.
  • Os mesmos do grupo das Tartarugas I caso seja a 1ª vez que frequenta as aulas de Natação;
  • Flutuar sem ajudas;
  • Deslize ventral e dorsal;
  • Apanhar objectos do fundo da piscina;
  • Mudanças de direcção e rotações;
  • Realizar respiração frontal e unilateral (iniciação);
  • Aprendizagem dos movimentos dos membros inferiores (coordenação rudimentar) e dos membros superiores (introdução) das técnicas alternadas;
  • Saltar para a água a partir das posições sentada, em pé e de joelho;

Escola de natação - GOLFINHOS I: Aprendizagem 1 (= 6 anos)

Descrição Objectivos
  • Consolidação dos objectivos do grupo anterior;
  • Iniciação à aprendizagem das técnicas alternadas (crol e costas);
  • Introdução à técnica de bruços (movimentos rudimentares);
  • Introdução às técnicas de viragem e mergulho de cabeça;
  • Domínio elementar dos movimentos dos membros inferiores e superiores das técnicas alternadas (crol e costas);
  • Coordenação rudimentar das técnicas alternadas;
  • Aprendizagem dos movimentos dos membros inferiores e superiores (coordenação rudimentar) da técnica de bruços;
  • Mergulho de cabeça;
  • Realizar 25 metros nas técnicas de crol e costas (domínio elementar).

Escola de natação - GOLFINHOS II: Aprendizagem 2 (> 6 anos)

Descrição Objectivos
  • Consolidação dos objectivos do grupo anterior;
  • Aperfeiçoamento das técnicas alternadas (crol e costas);
  • Aprendizagem da técnica de bruços;
  • Introdução à técnica de mariposa (movimentos rudimentares);
  • Realização das técnicas de viragem e mergulho de cabeça.
  • Domínio avançado da coordenação e dos movimentos dos membros inferiores e superiores das técnicas alternadas (crol e costas);
  • Domínio elementar dos movimentos dos membros inferiores e superiores (coordenação elementar) da técnica de bruços;
  • Aprendizagem dos movimentos dos membros inferiores e superiores (coordenação rudimentar) da técnica de mariposa;
  • Realizar 50 metros nas técnicas de crol e costas (domínio avançado) e 25 metros na técnica de bruços (domínio elementar);
  • Mergulhar de cabeça em posição oblíqua à água.

Escola de natação - TUBARÕES: Aperfeiçoamento (= 8 anos)

Descrição Objectivos
  • Consolidação dos objectivos do grupo anterior;
  • Aperfeiçoamento das técnicas alternadas (crol e costas);
  • Aperfeiçoamento da técnica de bruços;
  • Aprendizagem da técnica de mariposa;
  • Realização das técnicas de viragem e mergulho de cabeça;
  • Iniciação ao Pólo – aquático.
  • Domínio avançado da coordenação e dos movimentos dos membros inferiores e superiores das técnicas alternadas (crol e costas);
  • Domínio avançado da coordenação e dos movimentos dos membros inferiores e superiores da técnica de bruços;
  • Domínio elementar dos movimentos dos membros inferiores e superiores (coordenação elementar) da técnica de mariposa;
  • Realizar 100 metros nas técnicas de crol e costas (domínio avançado), 50 metros na técnica de bruços (domínio avançado), e 25 metros na técnica de mariposa (domínio elementar);
  • Mergulhar de cabeça em posição oblíqua à água;
  • Habilidades básicas de passe, recepção, condução e remate.

Escola de Natação - Adultos I – Aprendizagem (a partir dos 14 anos)

Descrição Objectivos
  • Adaptação ao meio aquático em quatro componentes: equilíbrio, respiração, propulsão e imersão;
  • Aprendizagem / aperfeiçoamento das técnicas alternadas (crol e costas);
  • Iniciação à técnica de bruços.
  • Adaptação ao meio aquático em quatro componentes: equilíbrio, respiração, propulsão e imersão;
  • Iniciação / domínio elementar da coordenação e dos movimentos dos membros inferiores e superiores das técnicas alternadas (crol e costas);
  • Introdução à técnica de bruços (movimentos rudimentares).

Escola de natação - Adultos II – Aperfeiçoamento (a partir dos 16 anos)

Descrição Objectivos
  • Aperfeiçoamento das técnicas alternadas (crol e costas);
  • Aperfeiçoamento da técnica de bruços;
  • Iniciação à técnica de mariposa;
  • Manutenção e melhoria da condição física.
  • Domínio avançado da coordenação e dos movimentos dos membros inferiores e superiores das técnicas alternadas (crol e costas);
  • Domínio elementar / avançado da coordenação e dos movimentos dos membros inferiores e superiores da técnica de bruços;
  • Iniciação / domínio elementar da coordenação e dos movimentos dos membros inferiores e superiores da técnica mariposa;
  • Melhorar a condição física.

Hidroginástica

Hidroginástica

Modalidade de prática que permite de forma divertida, fácil e segura a realização de vários exercícios físicos aeróbios no meio aquático, que contribuem para a manutenção e melhoria da condição física. Realiza-se numa zona pouco profunda.

Objectivos:

  • Familiarização e adaptação ao meio aquático (respiração, propulsão, equilíbrio e imersão);
  • Aprendizagem de skills específicos da Hidroginástica;
  • Promover a aprendizagem de novas condutas motoras que proporcionem a melhoria do movimento, prazer e relaxamento;
  • Melhoria da condição física (força, coordenação, flexibilidade, equilíbrio e resistência);
  • Melhoria do controlo postural;
  • Melhoria de auto estima;
  • Promover o convívio e a capacidade de relacionamento em grupo.

Sauna

A sauna, mais do que um simples banho, é também uma aliada no equilíbrio entre o corpo e a mente. Através da sauna, consegue-se um relaxamento do organismo, diminuindo os fluxos dos estímulos nervosos enviados ao cérebro, fazendo desaparecer estados de angústia injustificados.

A sauna possui uma acção antidepressiva, sedante e equilibradora das emoções. Quando entramos na sauna, o corpo experimenta uma série de reacções, devido ao brusco aumento da temperatura. Quase de imediato, surge o suor e abrem-se os poros, desencadeando a eliminação de toxinas e a estimulação do fluxo sanguíneo, melhorando a respiração e aliviando dores artriticas e reumáticas.

Tudo isto é acompanhado de uma grande relaxação, tanto física como mental, motivo pelo qual resulta como terapia anti-stress.

Para disfrutar dos benefícios da sauna é conveniente realizar, no mínimo, duas sessões por semana, com o máximo de 15 minutos duração.

Benefícios

  • Fortalece a circulação sanguínea
  • Alivia dores reumáticas e de costas
  • Combate o stress
  • Desobstrui os poros da pele
  • Relaxa a musculatura e facilita o sono
  • Limpa e desobstrui as vias respiratórias
  • Proporciona uma agradável sensação de bem-estar
  • Desintoxica e expulsa as toxinas do organismo
  • Combate doenças do sistema respiratório como a bronquite, gripe, sinusite, etc.
  • Contra-indicações
  • Pessoas com doenças relacionadas com deficiências graves do coração ou do sistema circulatório
  • Pessoas com angina de peito
  • Pessoas com predisposição para sofrer de tensão alta
  • Doentes com arteriosclerose
  • Pessoas com doenças pulmonares, como tuberculose, por exemplo

Fonte: www.saunasdeportugal.pt


Banho Turco

O banho Turco, ou “Hamman”, descende directamente das termas greco-romanas da antiguidade, transformando-se prática comum há cerca de 1500 anos.

O banho turco consiste em permanecer numa atmosfera saturada de vapor de água, com a temperatura entre 40-45 graus.

Benefícios

  • O banho turco desintoxica o organismo,
  • Contribui para a redução das gorduras e toxinas,
  • Sem esforço físico, descarrega a electricidade do corpo e relaxa os músculos,
  • Reduz o stress,
  • Elimina as dores musculares.
  • É indicado em casos de alergias, bronquites, sinusites, obesidade, reumatismo, esgotamento físico e mental, alcoolismo e tabagismo.

O banho turco é apontada como uma das causas da longevidade em alguns países da Europa, onde é feito com rotina e simplicidade.

Adultos, idosos e, até mesmo, crianças, podem desfrutar desta terapia. Recomenda-se apenas que pessoas com problemas cardíacos, hipertensas e grávidas consultem um especialista antes de experimentarem.


Jacuzzi

Pequenos jactos de água envolvem o corpo, massajando e tonificando os músculos.

  • Tem um efeito relaxante e descontracturante;
  • Massagem;
  • Pelas suas diversas técnicas e efeitos, a massagem, pode ser aconselhada em quase todas as situações;
  • A pele fica mais macia e luminosa, e a circulação aumenta, devido aos jactos de ar e água, melhorando assim a oxigenação e a eliminação das toxinas
  • Previne alguns tipos de doença como artrite, reumatismo e celulite, combatendo o stress e o cansaço do dia-a-dia

Girinos 1 e 2